segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Livro "Memórias de um Doente dos Nervos", por Daniel Paul Schreber

O site conexoesclinicas.com.br disponibilizou um resumo seguido de um arquivo PDF gratuito com o livro autobiográfico "Memórias de um Doente dos Nervos", escrito por Daniel Paul Schreber, que conta como o autor conseguiu superar a esquizofrenia, com descrições profundas de quando sofria da doença. Muito motivador.

 “Memórias de um Doente dos Nervos” (livro)

No início do séc XX, sujeitos excêntricos eram constantemente vigiados pelos olhos de uma sociedade altamente moralista e tradicional. Muitas vezes, comportamentos que desviassem do padrão eram sinônimo de ameaça para o sujeito que os praticava, com chances de viver até o fim da vida em um hospício e cair no absoluto anonimato. Antes de Freud, de qualquer modalidade de talking cure e da psicofarmacologia, quem conseguisse escapar ao poder asilar e produzir uma marca interessante no meio social e cultural era um sujeito raro.
Daniel Paul Schreber definitivamente foi uma dessas raridades. Até os 51 anos, Schreber era um renomado juiz em Leipzig (Alemanha), extremamente culto e pai de família, quando foi nomeado ao cargo de juiz-presidente da corte de apelação. Poucos dias depois começa a apresentar sinais de angústia e intensa insônia, e em seguida vivências alucinatórias, hipocondria, ideias de morte, culminando em uma longa internação (9 anos) na qual é diagnosticado com dementia paranoides.Livro Schreber
O momento a partir do qual Schreber “vira o jogo” é quando toda a vivência esquizofrênica que atravessava seu corpo dá lugar a um complexo delírio à respeito de que seria mulher de Deus. Embora o delírio seja de um conteúdo absurdo, ele deixa de tomar conta de toda a existência de Schreber, concentrando-se em um núcleo delirante e possibilitando assim o resgate de suas aptidões intelectuais, com as quais construiu uma autobiografia que é um verdadeiro tratado sobre a loucura de produção autoral: “Memórias de um doente de nervos”. Com as ideias contidas neste livro, Schreber sustentou perante um rigoroso tribunal que teria condições de gozar novamente de seu lugar social, sem a internação e a curatela do Estado. E teve êxito, pelo menos por alguns anos.
Ao lermos esse livro temos a oportunidade de entrar em contato com uma minuciosa e rica descrição do fenômeno psicótico, da crise e do sujeito que tenta “amarrar” um delírio que lhe permita seguir vivendo. Desta forma, o leitor tem em mãos o mesmo material com o qual Freud escreveu em 1911: “Notas psicanalíticas sobre um relato autobiográfico de um caso de paranoia”: o famoso “caso Schreber” em que desenvolveu boa parte do pensamento psicanalítico acerca da psicose.
Disponibilizamos a íntegra do livro “Memórias de um doente dos nervos“. É só clicar!

Sem comentários:

Enviar um comentário