A esquizofrenia é uma doença crônica, doença cerebral grave. Lidar com seus sintomas pode ser difícil. Aqui vamos falar sobre pessoas que viveram com a doença e apesar de todas as dificuldades, alcançaram fama e sucesso.
Esquizofrenia descreve um transtorno mental que se caracteriza por percepções anormais e expressões da realidade. As alucinações auditivas, delírios invulgares e uma falta de organização em pensamentos e fala caracterizar este transtorno. Genética, neurobiologia, ambiente e social, bem como a atmosfera psicológica em que uma pessoa é criada são fatores que contribuem para a esquizofrenia. Pessoas com esquizofrenia tem exibição de condições co-mórbidas como depressão clínica e transtornos de ansiedade. O diagnóstico da esquizofrenia é baseado em experiências individuais e comportamento observado. Devido a problemas de saúde freqüentes e um aumento na taxa de suicídio a expectativa de vida dos esquizofrênicos é reduzida. Viver com esquizofrenia não é fácil. Alguns perdem a esperança e sucumbir à doença enquanto outros optam por lutar. Aqui olhamos para aqueles que lutaram sua doença e subiu para a fama – algumas pessoas famosas que sofrem de esquizofrenia.
John Nash: Nascido em 13 de junho de 1928, John Nash é um matemático norte-americano que trabalhou em geometria diferencial- teoria dos jogos e as equações diferenciais parciais. Ele começou a mostrar sintomas de esquizofrenia durante seus anos de faculdade que era em 1958. Em 1959 ele foi diagnosticado com esquizofrenia paranóica e depressão clínica leve. Apesar do diagnóstico, Nash não perdeu a esperança. Ele continuou seus estudos e saiu para se tornar o vencedor da John von Neumann Theory Prize, o Leroy P. Steel Prize e do muito prestigiado Prêmio Nobel em 1994. O filme muito famoso “Uma Mente Brilhante” foi baseado na vida de John Nash. O filme mostrava o gênio John Nash e sua luta contra esquizofrenia.
William Chester Minor: Nascido em junho de 1834, W.C. Menor, como também era chamado era um cirurgião americano a dar contribuições valiosas para o Dicionário de Inglês Oxford. Após completar sua educação William Chester começou a servir o exército de união. Após o fim da Guerra Civil Americana ele começou a passar a maior parte do seu tempo de folga com prostitutas. Sua condição piorou ainda mais a um ponto onde ele teve que ser internado em um manicômio em Washington DC. Mostrando nenhuma melhora ele continuou com a sua vida devassa. Em sua paranóia ele atirou em um homem que ele acreditava ter quebrado em seu quarto. Ele foi julgado inocente por razões de insanidade. Isso trouxe o fato de que a desorientação em sua vida foi o resultado de sua doença mental. Mais tarde, Chester veio a saber da necessidade de voluntários para criar o Dicionário Oxford de Inglês, talvez de os livreiros de Londres. Ele provou ser um dos melhores voluntários que contribuiram para o Dicionário de Inglês Oxford. Infelizmente, a condição de Chester se deterioraram ainda mais. Ele foi diagnosticado com esquizofrenia e morreu em 1920.
Tom Harrell: Nascido em 16 de junho de 1946, Tom Harrell é um americano famoso pós-bop-trompetista de jazz. Ele também é um compositor bem conhecido. Ele começou a exibir seu talento na música em uma idade muito jovem. Ele começou a tocar trompete com a idade de 8. Em 1969 passou para fora da Universidade de Stanford com uma licenciatura em composição musical. Ele logo se tornou uma parte da orquestra do Stan Kenton do. Mais tarde ele tocou em muitas bandas de música de um famoso e orquestras. Em 1989 ele conduziu os seus próprios grupos. Este renomado músico sofreu de esquizofrenia paranóide. Ele sofreu os efeitos colaterais graves dos medicamentos anti-psicóticos que ele está ligado. Apesar de sua doença ele continuou a balançar shows musicais em diferentes partes do mundo.
Eduard Einstein: Nascido em Zurique em 28 de julho de 1910, Eduard era o segundo filho do físico Albert Einstein e Mileva Maric. Como estudante Eduard era muito inteligente. Ele tinha um dom para a música. Ele tinha um sonho de se tornar um psicanalista. Mas o destino tinha outra coisa em mente. Ele foi diagnosticado esquizofrênico em idade de 20 anos. Ele precisou de ser internado várias vezes. Na idade de 55 anos, Eduard Einstein morreu em um asilo. Vindo da famosa família de Einstein, Eduard com sua doença foi mais tarde usado para criar a consciência pública sobre a esquizofrenia.
Roky Erickson: Nascido Roger Kynard Erickson em 15 de julho de 1947, Erickson é um cantor americano, compositor, guitarrista e um tocador de gaita. Desde a juventude Erickson teve grande interesse na música. Ele começou a tocar piano aos 5 anos de idade e começou a tocar guitarra aos 12 anos. Ele saiu da Escola Secundária Travis em 1965. Seu primeiro grupo chamado ‘The Spades “se tornou um sucesso, com sua canção,” We Sell Soul “. Ele foi um dos membros fundadores do “13th Floor Elevators”. Eles lançaram cerca de quatro álbuns e todos eles no topo das paradas musicais. Erickson tinha uma base de fã enorme e se tornou um dos artistas mais famosos do seu tempo. Em 1968 ele foi detectado com esquizofrenia paranóide. Ele foi internado em um hospital psiquiátrico de Houston para receber electro-convulsiva terapia. Após longos anos de tratamento ele voltou à música em 1995.
Além destes, outros como a esposa de Abraham Lincoln, Mary Todd Lincoln, o famoso artista Picasso e o jogador de futebol americano Lionel Aldridge foram algumas das outras pessoas famosas que sofreram de esquizofrenia. O que faz essas pessoas se destacam é a coragem que mostraram na luta contra o destino que havia trazido o seu caminho.
Sem comentários:
Enviar um comentário