quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

A esquizofrenia é um fator de risco para crimes violentos?

schizophrenia
Um novo estudo realizado pela Universidade Médica Sueca Karolinska Institutet e pela Universidade de Oxford relaciona a esquizofrenia a um aumento não significativo no risco de cometer crimes violentos. A participação de indivíduos com esquizofrenia em crimes violentos é quase exclusivamente atribuível ao concomitante uso de drogas de abuso.


Diversos estudos têm relatado algo a respeito da associação entre esquizofrenia e violência. Alguns desses estudos relatam um risco de cometer crimes violentos aumentado em 4 a 6 vezes em pessoas que têm esse transtorno. No entanto, as estimativas variam consideravelmente em todos os estudos, existindo uma considerável incerteza quanto ao que medeia esse risco elevado. Apesar da incerteza, as diretrizes atuais recomendam que a avaliação dos riscos de violência deva ser realizada em todos os pacientes com esquizofrenia. 
Esse novo estudo, publicado em 20 de Maio de 2009 na revista científica The Journal of American Medical Association, é um dos mais importantes nessa temática. Trata-se de um estudo longitudinal em que foram utilizados e relacionados registros nacionais de admissões hospitalares da Suécia e dados de condenações penais suecos entre 1973-2006. O risco de crime violento em pacientes com diagnóstico de esquizofrenia (n = 8.003) foi comparado com a população geral (n = 80.025). Usando esses dados, os pesquisadores identificaram indivíduos que haviam sido internados com esquizofrenia ou por abuso de álcool ou drogas. Para maior confiança no diagnóstico da esquizofrenia, contou-se apenas com casos nos quais haviam pelo menos duas internações pela doença. 
Os pesquisadores evidenciaram que 27,6% das pessoas com esquizofrenia e abuso concomitante de drogas ou álcool foram condenados por crimes violentos, em comparação com 8,5% das pessoas com esquizofrenia e sem uso de drogas de abuso e 5,3% da população em geral. 
"Assim, a ideia de que pessoas com esquizofrenia geralmente são mais violentos do que aquelas sem esse transtorno não é verdade", diz o Dr. Niklas Långström, um dos pesquisadores por trás do estudo. "As pessoas com esquizofrenia, mas não usuárias de drogas de abuso, insignificantemente são mais violentos do que as pessoas em geral." 
Os autores demonstraram que o risco de crime violento em pacientes com esquizofrenia e sem dependência de drogas é apenas ligeiramente aumentado. Em contraste, esse risco é substancialmente aumentado em pacientes com dependência química, sugerindo que as atuais avaliações, gestões e tratamentos nesses indivíduos podem necessitar de revisão. 
Fonte: Seena Fazel; Niklas Långström; Anders Hjern; Martin Grann; Paul Lichtenstein."Schizophrenia, substance abuse, and violent crime" The Journal of the American Medical Association, JAMA. 2009; 301(19):2016-2023.

Sem comentários:

Enviar um comentário